Pesquisa aponta que competitividade, ética e regulação são os três principais motivadores para os hospitais adotarem programas de gestão ambiental

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

A responsabilidade ambiental é um tema de pesquisa amplo e relativamente recente no setor de saúde. Tendo em vista que o aumento da expectativa de vida implica maior necessidade de serviços médicos e que estes, por sua vez, geram externalidades ambientais com efeitos negativos sobre a saúde, pesquisadores do Centro de Estudo em Gestão de Serviços de Saúde (CESS/COPPEAD) perceberam a necessidade de uma compreensão mais profunda da relação entre responsabilidade ambiental e o setor de saúde.

Assim, um estudo de casos múltiplos foi conduzido em quatro hospitais brasileiros, localizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, com o objetivo de investigar a real motivação dos gestores de hospitais a buscar e adotar programas de responsabilidade ambiental e assim também identificar as ações implementadas por eles.

Os resultados indicaram que os principais impulsionadores são: competitividade, ética e regulação. Além disso, percebeu-se também que os motivadores concorrência e regulação possuem o potencial para estabelecer uma base para o desempenho ambiental, que varia de acordo com tipo de propriedade, pública ou privada.

Os resultados também apontaram que a abrangência das ações ambientais está relacionada com a resiliência organizacional e com os motivadores que impulsionam hospitais para adotar essas ações. Além disso, observou-se que o gerenciamento ambiental nos hospitais investigados está em seus estágios iniciais e que os benefícios ambientais são percebidos pelos gestores como “efeitos colaterais” bem-vindos.

O recente estudo é fruto do trabalhado dos pesquisadores do CESS/COPPEAD Jan Kruger, Claudia Araújo, coordenadora do Centro, e Guilherme Curi.

O artigo, escrito em inglês sob o título de “Motivating factors in hospital environmental management programs: a multiple case study in four private Brazilian hospitals”* foi publicado em uma edição especial sobre Estratégia, Mudança Organizacional e Resiliência Organizacional, do Cadernos  EBAPE.BR,  da Escola Brasileira de Administração Púbica e Empresas da Fundação Getúlio Vargas, periódico online com foco na Área de Administração.

*Fatores motivadores dos programas de gestão ambiental em hospitais: um estudo de caso múltiplo em quatro hospitais privados brasileiros”

Confira Também

Ex-Alunas do GPS recebem medalha de Mérito Pedro Ernesto

Marise Mariano da Cunha Paz e Sandra Maria Barcellos recebem a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se da mais importante homenagem que o Rio de Janeiro faz para pessoas que se destacam na sociedade.

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber Mais