Os coordenadores do Centro e professores do COPPEAD, Claudia Araújo e Kleber Figueiredo, acabam de publicar um importante artigo intitulado, em inglês, “Brazilian nursing professionals: leadership to generate positive attitudes and behaviours” (Profissionais brasileiros de enfermagem: liderança para gerar atitudes e comportamentos positivos), na primeira edição trimestral de 2018 do destacado periódico científico internacional “Leadership in Health Services”, que faz parte da conceituada Emerald Publishinhg.
A pesquisa buscou identificar o tipo de ambiente de trabalho que os líderes hospitalares devem oferecer aos seus profissionais de enfermagem no Brasil para assim gerar um bom ambiente de trabalho, compromisso organizacional e comportamento de cidadania organizacional dentro das instituições.
De acordo com os pesquisadores, os resultados indicaram que, para estimular comportamentos e atitudes positivos da equipe de enfermagem, os líderes em saúde devem, prioritariamente, estabelecer uma comunicação clara e efetiva com seus profissionais, para assim assegurar a clareza do papel de cada um, promover um bom ambiente de trabalho e, por consequência, encorajar relacionamentos baseados na confiança.
Para chegar a estas conclusões e resultados de pesquisa, um questionário foi aplicado a 171 enfermeiros e 274 técnicos de enfermagem que trabalham em cinco hospitais privados no Brasil. Tanto a análise fatorial quanto a análise de regressão foram utilizadas para analisar o modelo do estudo.
Araújo e Figueiredo afirmam que estudos como estes contribuem de maneira decisiva para ampliar o conhecimento sobre liderança de profissionais de enfermagem. Para eles, fica claro que os líderes hospitalares no Brasil devem, cada vez mais, encorajar relacionamentos baseados na confiança, através de comunicações claras, eficazes e respeitosas, além de investir no desenvolvimento de suas equipes e assim promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.