Reunião interna do CESS: Setembro 2019

No dia 11/09, quarta-feira, aconteceu a nossa reunião mensal interna do CESS/COPPEAD. Nossas reuniões são marcadas por apresentações de métodos, artigos e debates e contam com a presença da nossa equipe de pesquisadores, mestrandos e doutorandos. No mês de setembro, o doutorando Noé Vaz foi responsável por apresentar o método Delphi. Segundo ele, este é um método que tenta estabelecer um painel para algo que se quer pensar para o futuro, em um tempo adiante. Além disso, o método Delphi pode ser escolhido quando se busca estabelecer consenso nas escolhas em grupos diferentes, sem que um grupo influencie em outros. Sendo assim, contribui para que todos possam chegar a um acordo de forma isolada. Após a explicação do método, Noé apresentou um estudo que aplica o Delphi para criar a primeira política nacional de drogas no EUA. Nesse caso, ele mostrou como o método ajudou a identificar questões chave, ao longo das rodadas de Delphi que ocorreram no estudo.
Ao final da apresentação, a Professora Claudia Araujo, coordenadora do CESS/COPPEAD, apresentou os resultados de um artigo que aplica a metodologia Delphi no setor de saúde.

O doutorando do CESS/COPPEAD, Noé Vaz, conduzindo sua apresentação sobre o método Delphi.

Confira Também

Ex-Alunas do GPS recebem medalha de Mérito Pedro Ernesto

Marise Mariano da Cunha Paz e Sandra Maria Barcellos recebem a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se da mais importante homenagem que o Rio de Janeiro faz para pessoas que se destacam na sociedade.