Eventos: Como reduzir os desperdícios na saúde?

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Seminário promovido pelo CESS/COPPEAD irá discutir os desafios do setor para enfrentar um dos maiores problemas da gestão de serviços em saúde no mundo.

Os números impressionam. De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 40% dos gastos em saúde são desperdiçados por ineficiência. Em cifras, dos US$ 5,3 trilhões das despesas globais, aproximadamente US$ 300 bilhões são despendidos com erros e má gestão. No Brasil não é diferente. As organizações de saúde têm enfrentado, nos últimos anos, dificuldades tanto para reduzir custos quanto para proporcionar serviços de qualidade.

Saude_divulg

Com objetivo de discutir e identificar os principais desafios do setor, o Centro de Estudos em Gestão de Serviços em Saúde (CESS) promove, no próximo dia 20 de setembro, o IV Encontro COPPEAD em Saúde, que terá como tema “Visão de Processos e Redução do Desperdício em Saúde”. O evento, que conta com o apoio da Alumni COPPEAD, será realizado no auditório CT1 do COPPEAD, campus Cidade Universitária, UFRJ.

De acordo com o professor Kleber Figueiredo, coordenador do CESS/COPPEAD, responsável pela abertura do encontro, a “OMS apresenta altíssimos percentuais de custos que não significam valor para clientes, médicos, hospitais, planos de saúde, ou seja, o sistema de saúde como um todo”.

Neste sentido, o conceito de Lean Healthcare – sinônimo de pensamento enxuto em saúde – será o mote central, tanto teórico quanto prático, deste seminário.  Nomes de destaque tanto da área acadêmica quanto profissional irão debater sobre o assunto. “Os desperdícios podem ser identificados em várias situações como compras sem planejamento e que levam ao descarte de produtos com data de validade vencida, exames desnecessários, movimentos desnecessários, retrabalhos, ociosidade de equipamentos e de pessoas devido à falta de coordenação e sincronização de processos. Sem falar de infecções, erros e eventos adversos”, ressalta Figueiredo.

A primeira palestra será realizada pelo professor do CEFET-RJ, Rafael Paim, uma das referências acadêmicas na área, assim como Figueiredo. Na ocasião, Paim, que além de lecionar é também consultor na área de eficiência hospitalar, irá abordar os processos de serviço no setor de saúde e introduzir o debate sobre Lean Healthcare, conceito originário da indústria automobilística japonesa, o Sistema Toyota de Produção, capaz de fornecer mais qualidade em modelos de gestão, possibilitando menos gastos e gerando mais valor para o cliente. Aplicado ao sistema de saúde, o cliente final é o paciente.

Ainda no turno da manhã, importantes profissionais do setor irão dialogar sobre suas experiências, apresentando resultados e inovações na área. O primeiro a palestrar será o renomado médico Paulo Cesar de Souza, diretor do DIGS/RJ. Souza irá relatar sobre o caso exemplar dos hospitais do Grupo AMIL e a redução dos desperdícios na prática.

Em seguida, três experientes gestores do Grupo Perinatal irão debater sobre as atividades pioneiras de gerenciamento em saúde relacionadas às práticas de redução de desperdício. Irão compor a mesa o doutor José Maria Lopes, sócio-diretor do grupo, o doutor Inácio Araripe, diretor de processos, e Jonatthan Carvalho, especialista Lean da maternidade Perinatal.

Já na parte da tarde, o professor da COPPEAD/UFRJ, Leonardo Marques, irá promover uma dinâmica de grupo sobre o tema. “O objetivo desta atividade é colocar em prática todos os conceitos que serão trabalhados no turno da manhã, promovendo assim o diálogo e a troca de experiências entre todos os participantes”, afirma Marques.

Esta será a quarta edição dos Encontros COPPEAD em Saúde, a penúltima do ano. Os seminários realizados até agora têm demonstrado como diferencial a possibilidade de “abrir uma ampla discussão sobre temas emergentes e de maior interesse da comunidade do setor, aprofundando o conhecimento e promovendo a troca de experiência entre os participantes”, ressalta o coordenador dos Encontros, Olavo Diogo.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do evento . http://encontrosemsaude.coppead.ufrj.br/inscricoes

 

Confira Também

Ex-Alunas do GPS recebem medalha de Mérito Pedro Ernesto

Marise Mariano da Cunha Paz e Sandra Maria Barcellos recebem a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se da mais importante homenagem que o Rio de Janeiro faz para pessoas que se destacam na sociedade.

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber Mais