O IV Encontro COPPEAD em Saúde, que aconteceu durante todo o dia de ontem, 20 de setembro, no Sala Edson Bueno, do COPPEAD, deixou um recado contundente para todos aqueles que participaram. É preciso, mais do que nunca, reverter o quadro atual de gestão de serviços em saúde visando a redução dos desperdícios. A principal questão colocada por todos os palestrantes foi: como podemos, simultaneamente, aumentar valor e reduzir desperdícios no setor. Na tentativa de responder tal questionamento, a aplicação da metodologia Lean Healthcare, percebida como ferramenta fundamental para solução do problema, foi o ponto convergente das discussões.
O evento iniciou às 8hs da manhã com uma breve apresentação proferida pela professora do COPPEAD, Cláudia Araújo, sobre os projetos e pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos em Gestão de Serviços em Saúde (CESS).
Logo em seguida, o também professor do COPPEAD, Kleber Figueiredo, foi o responsável pela fala de abertura do IV Encontro. Figueiredo destacou os desafios do setor para combater o desperdício. “Há uma conhecida expressão que diz: saúde não tem preço. Infelizmente ela deve ser completada. Tem custo. E saúde custa muito”, afirmou ele, antes de apresentar os palestrantes e os respectivos temas que seriam discutidos ao longo do dia.
Após, o professor do CEFET/RJ e consultor em eficiência hospitalar, Rafael Paim, realizou, de forma muito elucidativa e instigante, a primeira palestra. Paim dividiu sua fala em quatro etapas: Sistema Toyota de produção em saúde, Introdução ao Lean HealthCare, principais ferramentas e apresentação de casos. Sobre a filosofia Lean, o professor destacou que esta é “uma utopia que se busca, mas dificilmente se alcança. Com isso, é preciso sempre aperfeiçoar todos os processos envolvidos para que ela aconteça”.
Ao analisar um dos casos apresentados, Paim salientou também que “o paciente deve estar primeiro lugar. É um compromisso cultural, um ambiente onde todos possam abraçar a melhoria”. Ao finalizar sua exposição, Paim afirmou que, mesmo com os infinitos obstáculos encontrados, ele ainda sente-se muito entusiasmado com o setor e as mudanças que estão acontecendo.
Depois, na segunda palestra, o diretor de Gestão de Saúde da Amil, Dr. Paulo Cesar de Souza alertou. “Um em cada três eventos em saúde acontece o desperdício. Estamos próximos de um colapso e precisamos tomar providências urgentes”. Em contrapartida, “existem inúmeras oportunidades de solução em cada nicho do setor”, ressaltou ele, ao introduzir as medidas tomadas pela Amil para vencer os atuais desafios.
Uma das ferramentas citadas foi o timely discharge, que visa dar alta ao paciente a partir do tratamento, lugar e momento certo. Segundo Souza, o foco hoje é a desospitalização. “O que caracteriza a transição de cuidado é o tempo, a variável de maior impacto na relação entre hospital e paciente”, completou.
No última mesa do turno da manhã, os gestores da Maternidade Perinatal, apresentaram dados extremamente interessantes sobre como a empresa revolucionou o setor de saúde no Brasil e no mundo. Atualmente, a Perinatal realiza 42 mil partos por ano além de efetuar cirurgias cardíacas infantis, com uma taxa de sobrevida de 93%.
Os primeiros a falarem foram os fundadores do Grupo, Dr. Manoel de Carvalho e Dr. José Maria Lopes. Ambos contaram um pouco sobre a história da maternidade, inaugurada no ano de 1985 no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro.
Em seguida, o diretor de processos, Inácio Araripe, e o Especialista Lean da Perinatal, Jonathan de Carvalho, apresentaram as aplicações práticas da metodologia Lean HealthCare nos processos de atendimento da maternidade. Carvalho salientou que, nos dias atuais, “há uma certa miopia no setor em enxergar a metodologia Lean. Nosso foco não é na redução do valor, mas sim em retirar aquilo que atrapalha o valor, que é o desperdício”. Outro ponto destacado foi a importância do mapeamento de fluxo de valor dentro dos hospitais, considerado por Araripe, “fundamental para a aplicação da filosofia Lean”.
Já a parte da tarde foi toda dedicada à dinâmica de grupo promovida pelo professor do COPPEAD, Leonardo Marques. Os participantes foram divididos em diferentes equipes, representando oito atividades hospitalares. Todos os presentes interagiram ativamente durante a simulação proposta. O objetivo era atender vinte pacientes em cinco minutos, aplicando os princípios Lean discutidos durante a manhã.
Na metade final da dinâmica, o professor Rafael Paim juntou-se a Marques para promover uma roda de reflexão sobre os principais erros cometidos durante a primeira atividade. Além disso, encerrando o encontro, foram sugeridas e implantadas as mudanças necessárias, utilizando a metodologia Lean, visando a otimização de todo o processo de atendimento ao paciente.
Através de questionários preenchidos após o término do IV Encontro, todos os participantes informaram estar muito satisfeitos com a qualidade das palestras realizadas, dado este que deixou a organização do evento extremamente motivada para as edições seguintes. O próximo e último Encontro COPPEAD em Saúde do ano acontece no dia 8 de novembro. O tema será “Economia Colaborativa em Saúde”.