Como as organizações de saúde podem se beneficiar da Economia Colaborativa?

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

O quinto Encontro COPPEAD em Saúde irá tratar de um tema extremamente atual e relevante para o setor que são as possibilidades da aplicação de métodos e práticas da Economia Colaborativa no âmbito da saúde.

Acadêmicos e profissionais irão compor o quadro de palestrantes. Entre eles, os professores do COPPEAD Eduardo Raupp, Roberto Nogueira e Paula Chimenti, além da consultora e professora Ana Lavaquial, referência na área.

O coordenador dos Encontros COPPEAD em Saúde, Olavo Diogo, justifica a escolha do tema ao salientar que “cada vez mais percebe-se a adoção de novas tecnologias em diversos setores, tanto pelo aumento da produtividade quanto pela decorrente redução nos custos das atividades”. No entanto, ele alerta que “tal fato não se verifica no setor de saúde, pois o avanço dos métodos de exames e diagnósticos requer o uso de novas tecnologias, cujo investimento inevitável não se traduz em redução de custos nas operações”. Assim, ressalta Diogo, “faz-se necessário pensar formas criativas de adoção das novas tecnologias”. Como exemplo, ele faz o seguinte questionamento: “E se um aparelho de tomografia computadorizada pudesse ser utilizado por várias instituições de saúde?”.

Para discutir estes novos desafios, na primeira palestra da manhã, a partir das 8h30min, o professor Eduardo Raupp irá destacar questões sobre colaboração, co-criação de valor e as novas perspectivas para a inovação em saúde. Em seguida, a relação entre novas tecnologias e conceitos como economia compartilhada e consumo colaborativo serão apresentados e debatidos pelos professores Nogueira e Chimenti.

Já no turno da tarde, a consultora e professora Ana Lavaquial irá conduzir uma dinâmica de grupo com os participantes. A atividade será divida em dois momentos. Na primeira, será a apresentado o tema “como uma nova forma de viver o capitalismo, onde atividades cotidianas são realizadas de formas diferentes, privilegiando o acesso, abrindo mão da propriedade e atribuindo valor a ativos ociosos a partir de estruturas descentralizadas”, afirma Lavaquial. Na segunda etapa, será conduzida uma dinâmica de grupo com o objetivo de catalisar o conhecimento e a experiência de todos com bases em casos reais na área da saúde propostos por ela.

Este é o último Encontro do ano, que conta com o o apoio da Alumni COPPEAD. Nas quatro edições anteriores, questões atuais relacionados à saúde como inovação e sustentabilidade, qualidade e segurança do paciente e redução de desperdícios foram discutidos por acadêmicos e profissionais da mais alta qualidade, superando as expectativas dos organizadores e participantes.

Saude_LinkedIn   Inscrição  

Programação

Confira Também

Ex-Alunas do GPS recebem medalha de Mérito Pedro Ernesto

Marise Mariano da Cunha Paz e Sandra Maria Barcellos recebem a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se da mais importante homenagem que o Rio de Janeiro faz para pessoas que se destacam na sociedade.

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber Mais