Na manhã desta segunda-feira, 24 de outubro, os pesquisadores e profissionais que irão compor o quadro de palestrantes do V Encontro COPPEAD em Saúde estiveram reunidos na Sala de Reuniões Professor Paulo Lemos, COPPEAD/UFRJ. O tema desta edição é Economia Colaborativa aplicada à saúde e as novas possibilidades para o setor a partir de uma perspectiva atual e inovadora.
O encontro teve início às 10h e a pauta principal foi o alinhamento dos temas que serão abordados e discutidos no evento, que acontece no próximo dia 8 de novembro.
Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde, CESS, professora Cláudia Araújo, os professores do COPPEAD Eduardo Ruapp e Roberto Nogueira, e a consultora Ana Lavaquial.
No começo da reunião, Cláudia Araújo, que será responsável pela abertura do V Encontro, fez um apanhado geral sobre os temas que foram discutidos nos últimos quatro seminários como objetivo de avançar nas discussões que serão abordadas.
Em seguida, o professor Eduardo Raupp destacou os principais pontos de sua palestra, que irá acontecer no turno da manhã. Entre os principais assuntos que serão apresentados estão: geração de valor compartilhado, a complexidade do setor de saúde e as dificuldades que determinados stakeholders possuem em enxergar valor em determinadas ações.
Em seguida, o professor Roberto Nogueira apontou as questões que estarão presentes em sua palestra, com destaque para a mudanças no mundo contemporâneo decorrentes da relação entre as novas tecnologias e conceitos como economia compartilhada e consumo colaborativo aplicados ao setor de saúde. Durante o evento, no turno da manhã, Nogueira estará acompanhado da também professora do COPPEAD, Paula Chimenti.
Por fim, a consultora de Inovação em Serviços e Economia Colaborativa, Ana Lavaquial, expôs como irá funcionar a dinâmica de grupo proposta por ela em confluência com os conceitos que serão apresentados pelos demais palestrantes no turno da manhã. Situações e problemas práticos serão colocados para serem resolvidos pelos participantes a partir de possíveis soluções através da Economia Colaborativa aplicada à saúde.
Uma certeza que ficou é a de que todos os presentes do próximo Encontro serão instigados a reavaliar e repensar suas práticas profissionais a partir das exposições propostas. O quinto e último seminário do ano promete ser provativo e impactante.