O mundo de hoje definitivamente já não é mais o mesmo de alguns anos atrás. As mudança climáticas e impactos abusivos ao meio ambientes, os avanços tecnológicos e a crise do sistema financeiro mundial nos fazem refletir e pensar em soluções criativas e práticas para acompanhar tais transformações.
Na Saúde não é diferente. Novos desafios e velhos problemas exigem lideranças capazes de mobilizar os recursos de maneira inovadora, apontando soluções consistentes e sustentáveis. No próximo dia 20 de junho, o CESS promove o primeiro Encontro COPPEAD em Saúde do ano, sexta edição do evento, que teve início em 2016. Durante todo o dia, um seleto time de especialistas irá abordar e debater sobre as principais novidades e soluções para superar os desafios do setor de saúde hoje e a aplicação prática da ferramenta Design Thinking no contexto atual.
O seminário terá início às às 8h, no auditório CT3 do COPPEAD. Na parte da manhã, o primeiro a falar será o presidente da Assespro RJ e Diretor Adjunto da Assespro Nacional, Marcio Lacs. Com vasta experiência no setor, principal sócio e fundador da AMT, empresa especializada Hight Performance Computing, Big Data e Cloud Computing, Lacs irá abordar e discutir o tema “Hub de Inovação na ACRIO”.
Em seguida, o diretor de Inovação do Hospital Albert Einstein, Alex Igor Sanghikian, irá discutir e apresentar questões sobre a ferramenta desing thinking aplicado à saúde. Segundo oSanghikian, o objetivo é “compartilhar um pouco do conhecimento que obtitve atuando na diretoria de Inovação do Einstein com a aplicação de metodologias de design thinking voltadas para a saúde”. Para ele, “há muito espaço para inovação no nosso segmento”.
Na última palestra do turno da manhã, a coordenadora médica da unidade Watson Health para a América Latina da IBM, Mariana Perroni irá explorar a aplicação da computação cognitiva na Saúde “no intuito de melhorar outcomes, otimizar processos e assim promover o ensino e pesquisa”, afirma.
Já na parte da tarde, assim como ocorreu nas edições anteriores, será realizada uma dinâmica de grupo na qual os participantes são instigados a colocar em prática os conhecimentos adquiridos e discutidos ao longo do dia. A responsável por esta dinâmica será a consultora de Design Estratégico e Inovação, pesquisadora da Esdi/UERJ e professora convidada do COPPEAD/UFRJ, Juliana Paolucci.
As atividades serão dividas em dois módulos nas quais Paolucci irá apresentar e trabalhar o método Design Thinking aplicado na prática, as possíveis ferramentas para inovação em saúde. Para Paolucci, que já realizou projetos de inovação para diversas indústrias na Europa, Ásia e América Latina, “empatia, criatividade, foco no ser humano e uma boa dose de ousadia são as principais receitas do Design Thinking para inovação em saúde”.
Informações e inscrições: VI Encontro COPPEAD em Saúde