Na manhã de hoje, na sala 214 do COPPEAD, a equipe do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS) realizou a primeira reunião deste segundo semestre com o objetivo de integrar e apresentar os novos pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do Centro, além de atualizar os demais sobre os trabalhos de pesquisa que estão em pleno andamento.
Na ocasião, a coordenadora do Centro e professora do COPPEAD, Cláudia Araújo, deu boas vindas aos novos integrantes, fez um apanhado geral sobre as atuais pesquisas realizadas e destacou os principais projetos do Centro, como o inédito curso de treinamento executivo, Liderança Inovadora em Saúde, que teve início neste semana. Após, Araújo apresentou o novo pesquisador do CESS ao grupo presente,o professor do COPPEAD Leonardo Marques, doutor em Administração pela University of Manchester. Marques que tem como principais linhas de pesquisa as práticas colaborativas em redes globais e locais de suprimentos, a cadeia de suprimentos de saúde e logística humanitária.
Em seguida, os atuais pesquisadores do CESS e estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado falaram um pouco sobre os trabalhos científicos desenvolvidos. Atualmente, o Centro está dividido em quatro linhas de pesquisa convergentes, são elas: Tendências na Gestão em Saúde; Gestão do Processo de Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos; Consumo de medicamentos; e Capacidade de Inovação e Servitização na Indústria de Equipamentos Médico-Hospitalares.
Entre estas pesquisas, está o trabalho da doutoranda do COPPEAD e pesquisadora do CESS, Marina Martins, dedicado à mensuração da eficiência e análise do processo de doação e transplante de órgãos no Brasil. Martins irá realizar doutorado sanduíche pelo período de um ano, a partir do mês de setembro, na Duke University, na Carolina do Norte, Estados Unidos.
Até o final do ano, o CESS tem programado atividades acadêmicas e profissionais sempre com o objetivo de fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento na área de gestão de serviços de saúde e assim superar os principais desafios do setor hoje.