Notícias CESS/COPPEAD: Doutoranda do COPPEAD apresenta resultados preliminares da pesquisa sobre Custo Efetividade em Cuidados Paliativos em reunião mensal do CESS

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

Foi realizada, na manhã de hoje, no CT1 do COPPEAD, a penúltima reunião mensal de 2017 do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS). Na ocasião, a doutoranda do COPPEAD e pesquisadora do CESS, Claudia Naylor, apresentou os resultados preliminares do primeiro ano da pesquisa de tese intitulada “Custo Efetividade em Cuidados Paliativos”.

Atualmente, Naylor, que é médica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), está desenvolvendo a investigação científica sobre os custos e os benefícios do cuidado paliativo no sistema de saúde brasileiro. O trabalho de tese está sob orientação da Professora do COPPEAD e Coordenadora do CESS, Claudia Araújo.

Durante aproximadamente uma hora, a doutoranda apresentou a correlação entre a Economia da Saúde e os resultados obtidos a partir dos gastos com cuidados paliativos em diferentes países no mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Canadá.  Nos EUA, por exemplo, atualmente, gasta-se cerca de 25% do total do orçamento em saúde em cuidados ao fim da vida.

Além disso, Naylor também apresentou as primeiras constatações teóricas a partir da revisão de literatura realizada ao longo deste ano.  De acordo com a pesquisadora, umas das hipóteses mais contundentes a serem investigadas é o fato de que o investimento no cuidado paliativo diminui o custo do sistema de saúde como um todo.

Como é de praxe nas reuniões mensais do Centro, ao final da apresentação, os demais pesquisadores e professores do CESS/COPPEAD discutiram sobre as principais ideias apresentadas pela doutoranda, além também de sugerir a apontar novos rumos para pesquisa em andamento.

Claudia Naylor será a nossa pesquisadora entrevistada neste mês de novembro. A entrevista será publicada na próxima quinta-feira, 16, aqui em nosso blog.

 

 

Confira Também

Ex-Alunas do GPS recebem medalha de Mérito Pedro Ernesto

Marise Mariano da Cunha Paz e Sandra Maria Barcellos recebem a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se da mais importante homenagem que o Rio de Janeiro faz para pessoas que se destacam na sociedade.

2 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa .
    Sou Médica Assistencial do Instituto Nacional de Cardiologia.
    Diariamente lidamos com este dilema .
    Pacientes em estágio avançado da cardiopatia com classe funcional III / IV , com indicação para cuidados paliativos.

    De extrema importância o conhecimento dos Gestores da Saúde sobre o tema , disseminação do assunto para o corpo clínico e formulação de estratégias para a aplicabilidade clínica.
    A reorganização do fluxo de atendimento e orientação do plano de tratamento é mandatário Boa dias atuais .
    Uma pesquisa desta importância será de relevância para estabelecermos um programa de como lidar com as doenças crônico degenerativas

Os comentários estão desabilitados.

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber Mais