Foi realizada, na manhã de hoje, no CT1 do COPPEAD, a penúltima reunião mensal de 2017 do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS). Na ocasião, a doutoranda do COPPEAD e pesquisadora do CESS, Claudia Naylor, apresentou os resultados preliminares do primeiro ano da pesquisa de tese intitulada “Custo Efetividade em Cuidados Paliativos”.
Atualmente, Naylor, que é médica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), está desenvolvendo a investigação científica sobre os custos e os benefícios do cuidado paliativo no sistema de saúde brasileiro. O trabalho de tese está sob orientação da Professora do COPPEAD e Coordenadora do CESS, Claudia Araújo.
Durante aproximadamente uma hora, a doutoranda apresentou a correlação entre a Economia da Saúde e os resultados obtidos a partir dos gastos com cuidados paliativos em diferentes países no mundo, como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Canadá. Nos EUA, por exemplo, atualmente, gasta-se cerca de 25% do total do orçamento em saúde em cuidados ao fim da vida.
Além disso, Naylor também apresentou as primeiras constatações teóricas a partir da revisão de literatura realizada ao longo deste ano. De acordo com a pesquisadora, umas das hipóteses mais contundentes a serem investigadas é o fato de que o investimento no cuidado paliativo diminui o custo do sistema de saúde como um todo.
Como é de praxe nas reuniões mensais do Centro, ao final da apresentação, os demais pesquisadores e professores do CESS/COPPEAD discutiram sobre as principais ideias apresentadas pela doutoranda, além também de sugerir a apontar novos rumos para pesquisa em andamento.
Claudia Naylor será a nossa pesquisadora entrevistada neste mês de novembro. A entrevista será publicada na próxima quinta-feira, 16, aqui em nosso blog.
2 respostas
Parabéns pela iniciativa .
Sou Médica Assistencial do Instituto Nacional de Cardiologia.
Diariamente lidamos com este dilema .
Pacientes em estágio avançado da cardiopatia com classe funcional III / IV , com indicação para cuidados paliativos.
De extrema importância o conhecimento dos Gestores da Saúde sobre o tema , disseminação do assunto para o corpo clínico e formulação de estratégias para a aplicabilidade clínica.
A reorganização do fluxo de atendimento e orientação do plano de tratamento é mandatário Boa dias atuais .
Uma pesquisa desta importância será de relevância para estabelecermos um programa de como lidar com as doenças crônico degenerativas
Parabéns pela escolha da Tese.
Importante contribuição para o sistema de saúde Brasileira
Os comentários estão desabilitados.