Notícias CESS/COPPEAD: Primeiro Debates em Saúde de 2018 tratou da segurança do paciente

Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook

No dia 26.07 ocorreu no COPPEAD a primeira edição de 2018 do Debates em Saúde. O evento foi conduzido pela doutoranda do COPPEAD e pesquisadora do CESS, Liliana Amaral, no qual foi discutida a questão da qualidade e segurança do paciente.

Doutoranda Liliana Amaral conduz debate sobre qualidade e segurança do paciente

Ao longo do evento, Liliana apresentou os conceitos fundamentais para os profissionais que atuam nessa área. Foram debatidas questões com relação ao papel do gestor como condutor do processo de gestão da qualidade, a educação dos profissionais de saúde, a visão paciente x cliente, a importância de processos bem definidos e a cultura de comunicação e de identificação dos erros do processo.

Também foram apresentadas pesquisas e relatórios de referência, como o “To Err is Human” da a National Academy of Medicine (antigo IoM – Institute of Medicine) e também da OMS(Organização Mundial da Saúde). Esta realiza campanhas globais relacionadas a segurança do paciente e sendo a atual chamada Medication without Harm (Medicação sem Erros, em tradução livre).

Participantes debatem em pequenos grupos caso de erro no processo de cuidado do paciente

Além do debate, também foi conduzida uma dinâmica de estudo de casos, na qual os participantes buscaram identificar as falhas no processo de atendimento do paciente e o que deveria ser feito para corrigi-las.


Depoimentos

“Adorei aprender com a palestrante e sobre o tema tão interessante e importante para mim, como pessoa e como membro da sociedade. Mais eventos como esse deveriam ser feitos mais vezes e até em outros centros de estudos do Instituto COPPEAD”

“Excelente momento de revisão de conceitos, análise dcircunstâncias de risco e debate e troca de experiência e visões” 


Avaliação do Evento

Não perca os próximos eventos do CESS/COPPEAD!.

Confira Também

Ex-Alunas do GPS recebem medalha de Mérito Pedro Ernesto

Marise Mariano da Cunha Paz e Sandra Maria Barcellos recebem a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, dada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Trata-se da mais importante homenagem que o Rio de Janeiro faz para pessoas que se destacam na sociedade.

Uma resposta

  1. É sempre pertinente debate como esse,pois sabemos o quanto está fragilizada a assistência.

Os comentários estão desabilitados.

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber Mais