No dia 26.07 ocorreu no COPPEAD a primeira edição de 2018 do Debates em Saúde. O evento foi conduzido pela doutoranda do COPPEAD e pesquisadora do CESS, Liliana Amaral, no qual foi discutida a questão da qualidade e segurança do paciente.

Ao longo do evento, Liliana apresentou os conceitos fundamentais para os profissionais que atuam nessa área. Foram debatidas questões com relação ao papel do gestor como condutor do processo de gestão da qualidade, a educação dos profissionais de saúde, a visão paciente x cliente, a importância de processos bem definidos e a cultura de comunicação e de identificação dos erros do processo.
Também foram apresentadas pesquisas e relatórios de referência, como o “To Err is Human” da a National Academy of Medicine (antigo IoM – Institute of Medicine) e também da OMS(Organização Mundial da Saúde). Esta realiza campanhas globais relacionadas a segurança do paciente e sendo a atual chamada Medication without Harm (Medicação sem Erros, em tradução livre).

Além do debate, também foi conduzida uma dinâmica de estudo de casos, na qual os participantes buscaram identificar as falhas no processo de atendimento do paciente e o que deveria ser feito para corrigi-las.
Depoimentos
“Adorei aprender com a palestrante e sobre o tema tão interessante e importante para mim, como pessoa e como membro da sociedade. Mais eventos como esse deveriam ser feitos mais vezes e até em outros centros de estudos do Instituto COPPEAD”
“Excelente momento de revisão de conceitos, análise de circunstâncias de risco e debate e troca de experiência e visões”
Avaliação do Evento
Não perca os próximos eventos do CESS/COPPEAD!.
Uma resposta
É sempre pertinente debate como esse,pois sabemos o quanto está fragilizada a assistência.
Os comentários estão desabilitados.